fbpx

O que é Disfunção Sexual?

A sexualidade é uma questão inerente ao ser humano, e está presente em todas as fases do seu desenvolvimento a partir de diferentes manifestações. É na adolescência que a sexualidade adquire uma forma mais erotizada, ou seja, uma forma “adulta” propriamente dita.

A adolescência vem acompanhada da puberdade, em que ocorre várias mudanças nos aspectos físicos, principalmente o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (aparecimento pelos pubianos, mudança aspecto genital, crescimento das mamas, dentre outras). Digamos que nessa fase, o individuo está sendo preparado fisicamente para ter uma vida sexual ativa.

As chamadas DISFUNÇÕES SEXUAIS podem estar presentes no inicio da vida sexual do indivíduo, como também podem aparecer depois de um período de vida sexual saudável. As disfunções sexuais são caracterizadas por uma incapacidade do individuo em vivenciar a sua sexualidade de maneira satisfatória. Quando se pensa em saúde sexual (lembrando que o conceito de saúde não está ligado apenas a ausência de doença, mas sim presença de prazer) a prática sexual é iniciada a partir de um desejo. Esse desejo, pode ser provocado pelos nossos sentidos, ou seja, tato, olfato, audição e visão, sendo que cada indivíduo pode se identificar com um tipo diferente de estimulo (uma musica, um filme, uma imagem, um perfume, um carinho, dentre outros). A resposta a esse desejo, é caracterizada pela excitação, que na mulher é manifestada principalmente pela lubrificação genital, e no homem, pela ereção peniana. O aumento da intensidade dessa excitação leva o individuo ao orgasmo e posterior a esse, ocorre um estado de relaxamento. As disfunções sexuais, sejam elas femininas ou masculinas, podem ocorrer quando a atividade sexual do individuo não é satisfatória em algum momento do ciclo descrito acima. Isso pode ocorrer por causa de fatores biológicos, psicológicos e sociais.

Exemplo de alguns fatores que podem causar uma disfunção sexual:
– tumores;
– disfunções hormonais
– humor triste
– ansiedade
– abuso sexual
– educação sexual repressora
– relacionamento conjugal conturbado
– estresse

OBS: uma disfunção sexual pode ser causada por um conjunto de fatores

Dentre as Disfunções Sexuais, as principais femininas são:

– O Transtorno de Desejo Hipoativo, que é caracterizado basicamente por uma diminuição ou ausência de desejo sexual na mulher.
– A Anorgasmia, que é caracterizado pela ausência do orgasmo, ou seja, a mulher, nunca experimentou a sensação de um orgasmo ou deixou de apresentar por uma causa especifica, muitas vezes desconhecida.
– O Vaginismo, que é uma disfunção caracterizada pela contração involuntária da musculatura da vagina, em que essa contratação impede a penetração peniana.
– E a Dispareunia, caracterizada pela dor na relação sexual.

Dentre as disfunções sexuais masculinas, as principais são:

– O Transtorno de desejo Hipoativo, ou seja, assim como na mulher, o homem pode ter uma diminuição ou ausência de desejo sexual.
– A Disfunção Erétil, que é a antiga “impotência”, e é caracterizada basicamente pela falta de ereção ou pela dificuldade de mantê-la.
– A Ejaculação Rápida é caracterizada pela incapacidade do homem em controlar o jato ejaculatório tornando a sua satisfação sexual prejudicada, assim como a satisfação do parceiro(a).

O DIAGNÓSTICO de uma disfunção sexual, deve ser realizado por profissional especializado (médico ou psicólogo) com base em critérios específicos definidos para cada disfunção.

O TRATAMENTO também é realizado por profissional especialista, que utiliza de técnicas especificas da TERAPIA SEXUAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *